Saiba quais os alimentos que estão na safra e seus benefícios

Sabe por que é melhor consumir alimentos que estão na safra? É que quando o alimento é colhido na época ideal do seu cultivo, ele tem melhores condições para se desenvolver, ou seja, na época certa, ele traz muitos benefícios para o consumo. Saiba neste artigo que benefícios são esses.

O primeiro benefício é o econômico

Ora, se é mais fácil produzir ou cultivar o alimento, é provavelmente mais barato. E se é mais barato para o produtor, é mais barato para quem for comprar.

Além disso, comprar alimentos que estão na safra pode ser um momento de colaborar com a agricultura familiar. Que tal ajudar uma rede local? Quando possível, confira a origem dos alimentos in natura que vai comprar. E, se der, compre de agricultores da sua região.

Saborosos e nutritivos

Por serem cultivados em seus melhores momentos, esses alimentos podem ser produzidos com menos produtos químicos. Sempre que puder, invista nos chamados alimentos agroecológicos, além dos mais conhecidos, alimentos orgânicos. A ideia é comprar alimentos feitos a partir da agricultura familiar. Estes alimentos costumam ser mais nutritivos, com menos aditivos para o consumo. Isso interfere no sabor e na qualidade do alimento.

Alimentos agroecológicos e meio ambiente

Sempre que possível, comprar de pequenos produtores que trabalham com alimentos agroecológicos, ajuda não só no sabor e qualidade dos alimentos, mas também na conservação ambiental. É mais fácil produzir alimentos em agricultura familiar que sejam da estação. Logo, indiretamente é um investimento no meio ambiente.

Que alimentos estão na safra em fevereiro

Agora que você já sabe porque é bom dar preferência aos alimentos que estão na safra e são produzidos por fornecedores perto do local onde você vive, veja uma sugestão de consumo para o mês de fevereiro e alguns de seus benefícios.

Abobrinha: ajuda na visão e na boa digestão.

Quiabo: é bom para a formação de ossos e dentes.

Limão: ajuda na prevenção de infecções.

Abacate: é bom para diminuir o cortisol, conhecido com hormônio do estresse.

Goiaba: é ótimo para evitar constipação.

Outras opções que estão mais baratas nesta época do ano, de acordo com a Ceagesp: ameixa nacional, melão amarelo, abóbora moranga, beterraba, mandioca, acelga, cebolinha, couve manteiga, escarola e nabo.

Vale lembrar que estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável. De acordo com a OMS, uma dieta saudável significa equilíbrio entre a ingestão de energia (calorias) e o gasto de energia. Ou seja, também é preciso se movimentar. Veja aqui um artigo sobre exercícios para fazer em qualquer lugar. A OMS também recomenda diminuir o consumo de sódio e açúcares.

Cuidar da saúde é algo que a gente sempre quer e que não precisa fazer sozinho. Conte com a gente para achar o melhor plano de saúde para você e sua família entre mais de 300 opções do mercado. Receba nossa consultoria 100% gratuita em todo o processo. Vem pra Bliss!