Câncer de colo do útero: o que é, sintomas, prevenção e tratamento
O câncer de colo do útero também é conhecido como câncer cervical. É um tipo de um câncer causado a partir da infecção de alguns tipos de Papiloma Humano Vírus (HPV). O HPV é um vírus que muito frequentemente infecta órgãos genitais. Aí a gente fica logo com a dúvida: se a pessoa tem HPV, ela terá câncer de colo do útero?
Na maioria das vezes não. Isto porque apenas alguns tipos específicos de HPV são capazes de evoluir para um câncer.
O que causa câncer de colo do útero
Estes tipos de vírus específicos podem causar uma lesão no colo do útero. O colo do útero se localiza mais precisamente no fundo da vagina. Se houver alguma lesão na região, elas podem ser consideradas precursoras de câncer de colo do útero. Estas alterações são quase sempre curáveis. Entretanto, quando não tratadas, podem (depois de muitos anos) desenvolver um câncer.
Como prevenir o câncer de colo do útero
Vale lembrar que o câncer de colo do útero é considerado um tipo de doença evitável. De acordo com o INCA, tanto a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual quanto o exame preventivo para detectar as lesões que antecedem o câncer, são capazes de prevenir a doença.
Caso o médico verifique que alguma destas alterações tem possibilidade de se tornar um câncer no futuro (uma lesão pré-cancerosa), poderá ser feito um tratamento de retirada da área lesionada. O procedimento costuma ser ambulatorial (no próprio consultório médico). E pode ser tanto a frio (crio cirurgia) quanto por meio de calor no local (cauterização).
Para a prevenção do câncer, também é importante cuidar da saúde como um todo. Devemos investir em um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios. Aqui temos um artigo sobre exercícios que podem ser feitos até dentro de casa.
Câncer de colo do útero: sinais e sintomas
É importante ressaltar que tanto as lesões precursoras quanto o próprio câncer em estágio inicial não apresentam nem sinais, nem sintomas. Por isso mesmo os exames preventivos são tão importantes (e eficazes). Porém, se a doença avançar, ela pode causar sintomas como sangramento vaginal, dor após a relação sexual e/ou corrimento.
Mas não entre em desespero! Estes não são sintomas específicos de câncer de colo do útero. Podem aparecer em outras situações na mulher. Logo, o ideal é, no caso de algum desses sintomas aparecer, marcar uma consulta com alguém especialista em ginecologia.
Como se descobre o câncer de colo do útero
O diagnóstico de câncer de colo do útero se dá por meio de exames específicos. Dois deles são a colposcopia e a biópsia de amostra do tecido do colo do útero. No exame da colposcopia, apesar do nome difícil, o médico vai observar o colo do útero para identificar alguma alteração.
Seu médico fez esse exame na última consulta ginecológica? Tudo bem! É que esse é um exame feito não apenas para o diagnóstico de câncer do colo de útero, como também para avaliar a saúde do órgão sexual feminino. Pode ser feito inclusive junto com o Papanicolau, outro exame recorrente em consultas ginecológicas.
Aqui na Bliss podemos oferecer acesso aos melhores hospitais e especialistas em diferentes operadoras. Faça uma simulação ou fale com a gente para contratar seu plano de saúde.
Dependendo dos resultados, a pessoa especialista pode pedir outros exames complementares para confirmar ou descartar o diagnóstico de câncer na região.
Quer marcar uma consulta com uma ginecologista? Contrate seu plano de saúde com a gente e encontre profissionais que atendem sua demanda.
Câncer de colo do útero: tratamento
Caso o câncer de colo do útero seja confirmado, existem alguns tipos de tratamento. Todos eles devem ser pensados em conjunto (equipe médica e paciente), levando em consideração fatores pessoais como idade, desejo de ter filhos, assim como físicos: tamanho do tumor e estágio de evolução da doença.
Para o tratamento existem indicações cirúrgicas. Assim como é possível fazer radioterapia, quimioterapia e terapia-alvo. Estes tratamentos podem ser feitos de forma combinada ou separadamente, dependendo do avanço do câncer para a escolha dos profissionais.
Que tal fazer uma cotação com a gente? Encontramos o melhor plano de saúde para o seu momento entre mais de 300 ofertas do mercado. Fale com um de nossos consultores e vem pra Bliss!