Como funciona plano de saúde com coparticipação

Para responder como funciona um plano de saúde com coparticipação, separamos alguns pontos para esclarecer dúvidas. Veja abaixo e conte com a gente para decidir se esse é o melhor modelo de plano de saúde para você, sua família, seus colaboradores.

Homem sentado em frente a laptop e tablet, com um café ao lado, tem dúvidas sobre como funciona plano de saúde com coparticip
Entenda como funciona plano de saúde com coparticipação. 

Quando pensamos em plano de saúde, também pensamos qual a melhor opção que podemos ter. Qual plano tem melhor custo-benefício? Como posso incluir minha família? Quais as redes credenciadas? E uma dúvida que aparece muito é como funciona o plano de saúde com coparticipação.

Para responder como funciona um plano de saúde com coparticipação, separamos alguns pontos para esclarecer dúvidas. Conte com a Bliss para decidir se esse é o melhor modelo de plano de saúde para você, sua família, seus colaboradores.

O que é o plano de saúde com coparticipação?

Para saber como funciona o plano de saúde com coparticipação é preciso entender primeiro que esse modelo é estabelecido a partir de regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“A coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde.” (site da ANS)

Isso, na prática, significa que o beneficiário terá de arcar com um valor além da mensalidade do plano. A ANS sugere que o valor da coparticipação seja de até 30% do total da consulta ou exame.

Muitas empresas, pequenas e médias, usam o modelo de plano de saúde com coparticipação para seus colaboradores. Mas e para quem é MEI ou autônomo? Será que vale a pena?

Entendendo como funciona um plano de saúde com coparticipação

Para responder se vale a pena contratar um plano de saúde com coparticipação para quem tem uma empresa como MEI ou até mesmo como autônomo, é necessário calcular quanto será investido no plano de saúde anualmente. Se o beneficiário (ou seu familiar) for alguém que vai ao médico com frequência ou ainda se é uma pessoa que precisa fazer exames periodicamente, talvez um plano com coparticipação não seja a melhor escolha.

Uma boa estratégia é colocar os números mensais investidos em saúde ao longo de um ano para decidir qual a melhor opção. Caso esteja difícil tomar essa decisão sozinho, fale conosco. Nós da Bliss podemos ajudar, tanto com a simulação do melhor plano, quanto com todo o processo de contratar e manter um plano de saúde.

Como é feita a cobrança no plano com coparticipação?

Cada operadora define como a cobrança será feita. Se você é MEI ou autônomo, a cobrança será feita tanto da mensalidade, quanto da coparticipação. Quer entender como funciona um plano de saúde para MEI? Veja aqui nosso artigo sobre o assunto.

Se você tem uma empresa e quer fazer um plano para seus empregados, então você pagará as mensalidades e os colaboradores arcarão com as taxas dos serviços do plano. Agora, se o seu caso é de colaborador, a lógica se mantem. Ou seja, você pagará apenas o que usar no serviço médico. A empresa em que trabalha arcará com a mensalidade fixa.

Além disso, leve em conta que nesse modelo, urgências e emergências, assim como qualquer procedimento médico, podem ser cobradas de acordo com o critério da operadora escolhida. Por isso, é preciso perguntar e entender se esses serviços são incluídos ou não no plano. É obrigação da operadora explicar e detalhar quais as taxas e regras específicas da coparticipação. É o caso da GNDI, que informa ao participante quanto ele vai pagar a cada consulta.

O prazo para a cobrança após o uso dos serviços pode variar de 30 a até 90 dias após o procedimento dependendo da operadora. Também é importante dizer que é proibido cobrar do beneficiário o valor de 100% do serviço prestado.

Cuidado preventivo com a saúde

O plano de saúde com coparticipação é uma ótima opção para quem tem por hábito um cuidado preventivo com a saúde. Se você e sua família (ou colaboradores) têm estilo de vida saudável, alimentam-se bem, fazem atividade física frequentemente, o plano de saúde com coparticipação é uma alternativa boa a se pensar. Se você ainda não adota um estilo de vida tão saudável, mas quer dicas para começar a cuidar da sua saúde hoje mesmo, temos um artigo sobre o assunto aqui.

Vamos falar a verdade? Todos nós devemos encarar nossa saúde com esse cuidado preventivo. Afinal, prevenir é investir em saúde e qualidade de vida.

Agora que você já sabe como funciona plano de saúde com coparticipação, saiba que nós da Bliss temos excelentes opções e podemos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema. Faça sua simulação aqui e fale com a gente pelo nosso WhatsApp. Será um prazer ajudar você a começar a cuidar melhor da sua saúde.

Crédito da foto: Negócio foto criado por aleksandarlittlewolf - br.freepik.com