Qual a diferença entre seguradora e operadora de saúde?

A diferença entre seguradora e operadora de saúde é um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Tem quem ache que os nomes são sinônimos, mas na verdade, os serviços oferecidos são diferentes.

Qual a diferença entre seguradora e operadora de saúde?

A diferença entre seguradora e operadora de saúde é um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Tem quem ache que os nomes são sinônimos, mas na verdade, os serviços oferecidos são diferentes. Se você quer saber qual a diferença entre seguradora e operadora de saúde, leia este post até o final que explicamos tudo para você.

O que é uma operadora de saúde?

Uma operadora de saúde é uma empresa que vende, oferece e administra planos de saúde para pessoas físicas ou jurídicas. Existem muitas operadoras conhecidas no mercado. Amil, Unimed e GNDI, por exemplo.

Na lei brasileira n° 9656 está definido que a operadora é:

“Pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato” relacionado a planos de saúde.

A operadora de saúde será responsável por oferecer o plano de saúde que você contratar com ela. Disponibiliza desde rede credenciada a laboratórios, hospitais e atendimento previsto no rol de atendimentos da ANS.

As operadoras de saúde oferecem uma rede credenciada de serviços e profissionais e você arca com um valor fixo mensalmente para ter acesso a esses benefícios.

Agora que você já sabe o que é uma operadora de saúde, precisa entender o que é uma seguradora de saúde para tirar todas as dúvidas e identificar qual a diferença entre seguradora e operadora de saúde.

O que é uma seguradora de saúde?

A seguradora de saúde é uma empresa que assume contratos de risco relacionados a despesas de saúde com pessoas. Também existem exemplos conhecidos, como a bradesco saúde, Sulamérica e Porto Seguro.

Os contratos são os chamados seguros de saúde. Os seguros de saúde são pagos com apólices. A pessoa deve acionar a seguradora de saúde quando usar um serviço de saúde, por exemplo, quando fizer um exame. No seguro de saúde, a pessoa pode escolher o médico, hospital ou laboratório que quiser, não precisando acionar uma rede credenciada e pode solicitar o reembolso dos serviços utilizados.

Na prática, tanto uma seguradora, quanto uma operadora têm serviços semelhantes. Agora que você entendeu a diferença entre seguradora e operadora de saúde, que tal investir em um plano de saúde ou em um seguro de saúde?

Cuidar da saúde é uma ótima opção

Aqui na Bliss a gente oferece o melhor plano de saúde para você entre mais de 300 opções do mercado. Não perca mais tempo e fale com um de nossos consultores para encontrar o seu de forma bem rápida. Sabia que, em média, nossos clientes têm seus contratos assinados em 10 dias? De maneira fácil, rápida, transparente. Vem pra Bliss!