Dor de cabeça: o que fazer para não sentir mais essa dor

Quem nunca sentiu dor de cabeça? De acordo com a OMS, quase todo mundo sente dor de cabeça (ou cefaleia em termos médicos) em algum momento da vida. E cerca de metade da população manifesta a dor de cabeça relacionada a um ou mais distúrbios como enxaqueca e cefaleia do tipo tensional. Atualmente já são conhecidas mais de 200 causas para dores de cabeça pelos cientistas.

Ou seja, você provavelmente já teve ou terá em algum momento da vida, dor de cabeça. Ora, se tanta gente tem ou vai ter dor de cabeça, porque precisamos falar dela? É que apesar do distúrbio ser muito comum, ele não deve ser desvalorizado. Afinal, viver com dor é algo que atinge tanto a qualidade de vida, quanto o bem-estar físico.

Então, se você tem dor de cabeça mais 15 dias por mês, é hora de procurar um médico. Um neurologista especialista em dor de cabeça é o mais indicado para tratar o transtorno. Precisa de um neurologista? A gente te indica! Faça uma simulação na Bliss. E contrate um bom plano de saúde para ter acesso a neurologistas que possam tratar sua dor.

Veja abaixo cinco fatos sobre dor de cabeça tensional e enxaqueca:

  • Distúrbios de cefaleia, incluindo enxaqueca e cefaleia do tipo tensional estão entre os distúrbios mais comuns nas pessoas de todo o planeta
  • Usar analgésicos com frequência geram o chamado efeito rebote, ou seja, quanto mais se toma, mais crises de dor aparecem e mais medicamento o corpo precisa.
  • A enxaqueca é uma doença e deve ser tratada com um especialista para não incapacitar o doente, nem se tornar uma dor crônica.
  • Já se sabe que a enxaqueca pode ser hereditária. Mas isto não faz a enxaqueca ser algo que você não deva tratar. Procure um especialista.
  • A enxaqueca crônica acomete mais mulheres no mundo e uma das teorias que os cientistas investigam é que a dor esteja associada a fatores hormonais.

Separamos também alguns outros tipos de dores de cabeça que merecem a atenção de um especialista.

Dor que piora com o tempo

Se a sua dor de cabeça está mais forte a cada crise, procure um médico. Ele vai avaliar desde a mudança de medicamento para alívio da dor, até a causa do problema. Que pode ser desde uma enxaqueca crônica, até um aneurisma. Seja qual for a causa, é preciso tratar com um médico.

Dor após um impacto ou pancada

Se uma pessoa bater a cabeça e desmaiar, quem estiver ao lado deve verificar se ela consegue acordar e responder o que houve. No caso de a pessoa não se acordar ou de apresentar confusão em respostas simples, náusea e/ou sonolência após o trauma (além da dor, claro), procure logo um serviço de saúde. Uma pancada forte na cabeça pode causar a chamada concussão, uma lesão que pode causar problemas cognitivos temporários ou permanentes.

Dor forte e repentina

Sentir dor de cabeça intensa sem motivo aparente é sinal de alerta para o chamado acidente vascular cerebral (AVC). O AVC também é conhecido como derrame. Outros sintomas de AVC incluem convulsão, desequilíbrio, formigamento de um dos lados do corpo. Na dúvida, é melhor ir para a emergência e evitar possíveis sequelas. Os AVC costumam ser do tipo hemorrágico, isquêmico ou transitório. Mas independente do tipo, é fundamental consultar um médico e ir a um hospital o mais rápido possível. Temos alguns hospitais que são referência nos nossos planos de saúde.

Dor que não passa independentemente de medicamento, posição ou humor

Pode ser que você tenha uma condição rara, mais comum entre crianças e jovens, chamada malformação Arnold-Chiari, uma espécie de deformação no cérebro. Para confirmar o diagnóstico, é preciso uma avaliação médica especializada, além de exames específicos.

Vale ressaltar que seja qual for o tipo da dor de cabeça, é muito importante prestar atenção no sinais enviados pelo seu corpo e cuidar não apenas dos sintomas, mas também da causa da dor. Para isso, conte com excelentes médicos em redes credenciadas com os melhores planos de saúde da Bliss.

Vem ser Bliss! Fale com a gente pelo WhatsApp para contratar um plano ou faça uma simulação no nosso site.