Três exercícios para fazer em qualquer lugar
Selecionamos três exercícios para fazer em qualquer lugar. Aqui temos algumas sugestões, mas não faltam opções semelhantes para você se inspirar e começar a se movimentar.
O exercício físico deve ser aliado da boa saúde, junto com uma alimentação balanceada e uma boa qualidade de vida. A ideia é que você se movimente e pratique atividade física ao menos 40 minutos por dia. No nosso dia a dia, nem sempre conseguimos ir a uma academia, um estúdio de dança ou frequentar uma piscina.
Então, selecionamos três exercícios para fazer em qualquer lugar. Aqui deixamos apenas sugestões, mas não faltam opções semelhantes para você se inspirar e começar a se movimentar.
Faça uma avaliação física
Antes de tudo, ou seja, antes de falarmos dos três exercícios para fazer em qualquer lugar, precisamos lembrar que uma avaliação física é necessária. Para qualquer pessoa. Procure um médico (cardiologista ou clinico geral) para que ele avalie sua condição para fazer atividade física. Parece simples, mas um exercício sem uma avaliação adequada pode piorar algum problema de saúde pré-existente.
Por exemplo, se você tem um problema crônico no joelho, o exercício de agachamento pode ser até contra indicado. Então, nada de fazer exercícios antes da avaliação física, certo?
Aqui na Bliss temos opções de planos de saúde com médicos em redes credenciadas de diferentes operadoras de saúde para avaliar você. Fale com a gente e faça agora mesmo sua simulação.
Dedique um tempo ao aquecimento
Do mesmo modo que a avaliação física é necessária, não é porque você não vai a academia ou à piscina que pode evitar a parte inicial do exercício físico. Invista em um bom aquecimento. Alongamento e dez minutos de exercícios aeróbicos como uma caminhada até o local do exercício já servem como aquecimento (subir escadas por 10 minutos também servem se você estiver em casa ou no escritório). Estudos afirmam que o aquecimento ajuda na prevenção de traumas e lesões, além de melhorar o desempenho físico. Ou seja, aquecimento sim!
Exercícios para fazer em qualquer lugar
Agora, depois de uma avaliação física e de começar sua prática com um bom aquecimento, faça seu exercício. Aqui damos algumas sugestões, mas a internet tem diversos vídeos com opções para fazer em casa, no escritório, no parque, em qualquer lugar mesmo. Como o exercício provavelmente vai ser feito sem orientação de um profissional, preste atenção redobrada aos seus movimentos e, na dúvida, não force um movimento que pode estar errado.
Acima de tudo, o mais importante é se movimentar. Lembre-se da orientação da OMS de fazer atividade física de baixo impacto por pelo menos 40 minutos diários, como falamos em nosso artigo sobre prevenção ao câncer de mama.
Alongamento
A vantagem do alongamento é que ele pode ser feito no sofá, na cama, na cadeira do escritório ou em qualquer lugar. A ideia é alongar braços, pescoço, pernas e costas, mesmo sentado.
O alongamento, apesar de ser um exercício simples, é bastante eficiente para evitar lesões e traumas. Então, invista em uma série de alongamento, mesmo que seja básica.
Um exemplo: em pé, você deve descer as mãos até encostá-las nos pés, com as pernas esticadas. Ficar na posição por uns 30 segundos. Esse é um dos muitos exercícios para fazer em qualquer lugar.
Polichinelo
O polichinelo é um exercício comum na escola e definitivamente pode ser feito dentro de casa. Ele trabalha o corpo todo. Com um tênis e um pouco de espaço, você deve iniciar o exercício em pé, em posição ereta. As pernas e os braços ficarão estendidos, as pernas permanecem juntas e os braços encostados nas pernas.
Em seguida, a ideia é pular no mesmo lugar. Os braços são elevados acima da cabeça e as palmas das mãos se encontram. Ao mesmo tempo as pernas se abrem. Por fim, deve-se voltar à posição inicial. A ideia é repetir o movimento várias vezes. De maneira rápida e sincronizada. O polichinelo, junto com o alongamento e com o agachamento, já são exercícios para fazer em qualquer lugar que vão beneficiar você em sua saúde.
Agachamento
O agachamento é o terceiro exercício que sugerimos para fazer em qualquer lugar, junto com o alongamento e o polichinelo. Em outras palavras, a sugestão é que você se movimente e não fique sedentário.
No caso do agachamento, o exercício trabalha essencialmente pernas e glúteos. Comece o movimento de pé, com as pernas ligeiramente dobradas (não muito) e afastadas. Em seguida, abaixe-se como se fosse sentar, mas não sente, a intenção é fazer o movimento, não o ato de sentar. Fique na posição por alguns segundos, com os braços esticados para frente. Depois volte à posição inicial e repita o movimento algumas vezes. Repetições entre 10 ou 15 vezes são suficientes para quem está no começo.
Finalize os exercícios aquecendo o corpo novamente e repetindo a série de alongamento. Isso será suficiente para você se colocar em atividade física, evitando o sedentarismo e em suma, cuidando da sua própria saúde. Investir na sua saúde diariamente é sinônimo para evitar doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
Na dúvida em quais tipos de exercícios para fazer em qualquer lugar? Fale com um profissional de saúde para fazer sua avaliação médica e comece a se cuidar hoje mesmo.
Nós da Bliss temos ótimas opções para você e sua família. Faça sua simulação com a gente.