Atividade física como fator de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

Atividade física como fator de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido como um mês para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. Este ano, um dos destaques é a necessidade de fazer atividade física como fator de prevenção ao câncer de mama. Atualmente, o câncer de mama é o mais frequente entre as brasileiras. E estão previstos para 2021, mais de 66 mil novos casos.

Destes muitos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 28% poderia ser evitado com hábitos de vida mais saudáveis. Exemplos de como adotar hábitos saudáveis vão desde a manutenção de um peso corporal saudável, até ser fisicamente ativa. Também se deve evitar bebidas alcoólicas. Assim como, a amamentação exclusiva até o sexto mês do bebe é um fator de proteção para a mulher. E, se possível, a mulher deve amamentar seu filho até os dois anos ou mais.

Atividade física como fator de prevenção

No ano de 2021, um dos destaques é resultado de uma pesquisa da União Internacional para o controle do câncer. O estudo sugere que quase 30% das mulheres espalhadas por 20 países no mundo não associam a ausência de atividade física a um fator de risco para o câncer. E se consideramos a atividade física como fator de prevenção de câncer de mama, como devemos fazê-la?

A OMS recomenda que adultos entre 18 e 64 anos pratiquem atividade física aeróbica de intensidade moderada por pelo menos de 150 a 300 minutos por semana. Se a atividade física aeróbica for de intensidade vigorosa, a recomendação é que seja feita entre pelo menos 75 a 150 minutos semanalmente. Também é possível combinar a atividade física moderada com a vigorosa para os benefícios à saúde. Falamos da importância da atividade física e outras dicas para você cuidar da saúde a partir de hoje. Outra boa forma de cuidar da saúde é ter um bom plano de saúde. Nós da Bliss temos as melhores opções para você.

O que fazer além da atividade física como fator de prevenção?

Ainda assim, o câncer de mama é o que mais mata mulheres ao redor do mundo. Quase 25% de todos os tipos de canceres diagnosticados em mulheres no mundo são associados ao câncer de mama. Por isso, é importante não só praticar atividade física como fator prevenção. É necessário também um investimento em detecção precoce. Isso porque quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura. Preste atenção aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama.

Caso sinta um nódulo (caroço) duro, que em geral é fixo e indolor. Ou ao perceber um que parte da sua mama está endurecida. Assim como se notar mudanças na pele do seio. Preste também atenção quando perceber alterações no(s) mamilo(s). E, ainda, caso perceba um nódulo na região do pescoço ou das axilas. Qualquer um desses sinais servem como alerta e devem ser avaliados por um especialista da área de oncologia ou pelo menos por um médico de confiança. Aqui na Bliss temos planos de saúde que permitem consultas com os melhores médicos do país.

É muito provável que ao se consultar com seu/sua médico(a), ele(a) faça alguns pedidos de exames. Entretanto, um que precisa ser melhor explicado às mulheres é a mamografia.

Mamografia: quando fazer?

Quando o assunto é mamografia, o INCA é bem claro. A mamografia só é recomendada a cada dois anos, entre mulheres na faixa de 50 a 69 anos. E é necessário falar sobre riscos e benefícios do exame, deixando a mulher decidir com sua equipe médica a melhor opção.  Sabe por quê? É que a realização de mamografias de rotina fora da faixa etária indicada pode até aumentar o risco de um diagnóstico de câncer que nunca causaria sintomas. O que gera ansiedade, estresse e tratamento desnecessário. Além disso, é uma forma de expor por mais tempo a mulher à radiação ionizante.

Temos alguns dos melhores médicos em nossos planos de saúde. Conheça as operadoras que oferecemos para fazer um contrato que cubra futuras necessidades oncológicas. Fale com a gente! Nós da Bliss teremos prazer em mostrar as opções de plano que temos. Você também pode fazer aqui uma simulação. Ou entrar em contato por nosso WhatsApp.