O amor faz bem à saúde: 3 fatos científicos para você investir no amor

A gente tem sempre a impressão de que o amor faz bem à saúde, né? Mas os cientistas descobriram ao longo dos anos que este benefício não é só uma impressão, aqui citamos três fatos científicos para você entender que o amor faz bem à saúde mesmo!

Amar traz felicidade

Quando nos apaixonamos, nosso corpo produz mais dopamina. Uma substância química associada ao nosso humor. Mas no começo, também produzimos mais cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Assim como temos uma queda de serotonina, de acordo com um estudo de Harvard. Talvez isso explique porque pessoas apaixonadas parecem, às vezes, atrapalhadas.

A boa notícia é que quando passamos da fase da paixão e temos um amor mais estabelecido, os níveis de dopamina podem permanecer elevados. Ao contrário do cortisol, que diminui. Do ponto de vista químico, isso ajuda a entender essa sensação de felicidade que temos quando nosso amor faz parte do nosso cotidiano. Se traz felicidade, então já podemos dizer que o amor faz bem à saúde, né?

O amor faz parte da nossa evolução como espécie

No reino animal, todos temos em nosso DNA um mecanismo de sobrevivência que garante que nós não deixemos nossos filhotes morrerem, afinal, queremos perpetuar nossas espécies.

Cada espécie faz isso de um jeito, na nossa é o sistema límbico que nos prepara para interagir, nutrir e nos comunicar com nossos bebês. Foi graças ao nosso sistema límbico que evoluímos ao longo dos milhares de anos dando preferência a viver socialmente. É ali que percebemos que não fomos feitos para ficarmos sozinhos. E, é claro que o amor tem uma grande contribuição nesta evolução. Logo, como fator de sobrevivência da espécie, o amor faz bem à saúde.

O amor faz bem à saúde dos casais

Uma das instituições sociais que mais contribuem para que a gente não se sinta só, é o casamento. O casamento, uma instituição por vezes polêmica, tem uma correlação com longevidade e redução de riscos de doenças, de acordo com vários estudos nas últimas décadas.

Então, se você pensa em se casar com a pessoa que ama, saiba que o casamento pode trazer benefícios reais à saúde.

Quem está em um casamento feliz tende a viver mais, apresenta menos chances de depressão e, alguns estudos sugerem até que são menores as chances de as pessoas em questão serem diagnosticadas com algum tipo de câncer avançado. Já pensou? Derrames e ataques cardíacos também são menos frequentes. Ou seja, o amor faz bem à saúde física! Ebaaa!!

Você conhece a história de São Valentim (Valentine's Day)?

Por falar em casamento, você conhece a história de São Valentim (Valentine's Day)? A mais famosa fala que tudo começou com a proibição de um imperador romano, Carlos II. O tirano alegava que homens casados eram soldados piores e resolveu proibir novos casamentos.

Valentim, que era padre na época, foi contra a proibição e começou a celebrar casamentos secretos! O tal imperador não gostou nada quando descobriu e sentenciou Valentim à morte.

Na prisão, Valentim teria se apaixonado pela filha de um carcereiro e no dia de sua execução, 14 de fevereiro, ele deixou uma última carta apaixonada para a moça assinando “seu Valentim'' (your valentine, em inglês).

Por isso, o dia é celebrado como o dia dos namorados em muitos lugares do mundo. Ufaa! Valeu São Valentim por acreditar no amor que agora até a ciência comprova que faz bem à saúde. Sabe o que mais faz bem à saúde?

Ter acesso ao melhor plano de saúde do mercado entre mais de 300 opções do mercado. Que tal oferecer um para o seu amor? Não perca mais tempo e fale com um de nossos consultores para encontrar o melhor plano para você e quem você ama. Em média, nossos clientes têm seus contratos assinados em 10 dias. De maneira fácil, rápida, transparente. Vem pra Bliss!