O que é calculo renal, quais os sintomas e como prevenir

Cálculo renal é um nome médico para um problema de saúde também conhecido como pedra nos rins. Estas pedras são espécies de minerais que se formam dentro dos rins e podem se movimentar no corpo (no próprio rim, uretra e/ou bexiga, em diferentes tamanhos) causando dor durante a passagem pelos órgãos. Estima-se que a cada ano aproximadamente oito em cada mil adultos terá a doença. Logo, ela é considerada uma doença comum.

Neste post queremos que você entenda o que é um cálculo renal, quais os sintomas e como prevenir novos cálculos. Os tipos de cálculos renais mais recorrentes são cálculos: de cálcio, de ácido úrico, de estruvita e de cistina. Mas, independente do tipo de cálculo, existem alguns fatores de risco conhecidos da doença.

Fatores de risco para cálculos renais

Os principais fatores de risco para a formação de cálculos renais são: obesidade, diabetes e sedentarismo. A ingestão de alimentos pouco saudáveis (ricos em sal, por exemplo) e o pouco consumo de água também facilitam a formação de pedras nos rins. Além disso, existe uma correlação entre cálculos renais e doenças cardíacas, ainda que não seja estabelecida uma relação de causa e efeito.

Sintomas mais comuns e diagnóstico

Um estudo da Nature aponta que os sintomas mais comuns de cálculos renais são: dores abdominais e na região lombar acompanhadas (ou não) de náuseas e vômitos. A pessoa pode apresentar ainda sangue na urina (hematúria), assim como febre e calafrios.

No entanto, os pacientes também podem não apresentar sintomas (assintomáticos). Normalmente, o diagnóstico é confirmado quando o cálculo é ou foi eliminado, extraído ou destruído. Ele também pode ser identificado em exames de imagem ou cirurgia.

Prevenção de cálculo renal

Na maioria dos casos, uma mudança no comportamento alimentar ajuda na prevenção de novos cálculos. O aumento da ingestão de água e a manutenção de uma dieta balanceada com mais ingestão de cálcio e menor consumo de carne e aves colaboram para o cuidado. Assim como reduzir o consumo de sal, evitar refrigerantes e aumentar o consumo de vegetais também ajudam na prevenção.

Quando procurar ajuda médica

Quem já teve cálculo renal anterior ou tem histórico familiar deve procurar acompanhamento médico. A primeira crise (que gera cólicas renais) costuma trazer um alerta e fazer com que a pessoa busque um serviço de saúde ou um atendimento por alguém com especialidade em nefrologia.

Aqui na Bliss podemos oferecer acesso aos melhores hospitais e especialistas em diferentes operadoras. Faça uma simulação ou fale com a gente para contratar seu plano de saúde.