Plano de saúde para MEI: como contratar?
Tire suas dúvidas sobre as melhores opções de plano de saúde para MEI
O plano de saúde para MEI é uma excelente oportunidade para quem busca plano de saúde e é microempreendedor individual no Brasil. Em primeiro lugar, porque os valores costumam ser mais atrativos que os de planos de saúde individuais. Ou seja, o custo pode ser cerca de 30% menor. Esses planos de saúde têm coberturas semelhantes às de convênios individuais. Por analogia, o MEI terá um contrato de plano de saúde como qualquer outra empresa. É que a categoria se enquadra ao chamado de plano de saúde empresarial. Assim como a categoria de autônomos.
Então, se você ainda não sabia que era possível fazer um plano de saúde para MEI, fique sabendo! Contrate o seu agora. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem inclusive uma cartilha com informações importantes para a contratação de plano de saúde para MEI. Mas atenção! A contratação é apenas para planos coletivos. Ou seja, é preciso ter duas pessoas ou mais no contrato via MEI (familiares ou funcionário).
Para contratar seu plano de saúde para MEI, você precisa saber deve estar inscrito como microempreendedor num órgão competente, como por exemplo, na Junta Comercial. Além disso, é preciso ter o registro ativo na Receita Federal.
Quais os planos de saúde para MEI disponíveis?
Muitas operadoras já oferecem planos de saúde para MEI. O site da ANS tem bons critérios de avaliação das operadoras. Tudo de acordo com a qualificação dos consumidores. Basta colocar o nome da operadora e verificar a qualificação. Algumas das mais reconhecidas no país que aceitam plano de saúde para MEI são:
Amil
Bradesco
Intermedica
Omint
Porto Seguro
Sompo
Sulamerica
Unimed
Quem pode contratar?
Empreendedores com MEI ativo podem ter um plano de saúde. Mas aqui entra um detalhe importante. Para ter um plano de saúde para MEI, é preciso estar ativo a pelo menos 6 meses. Então, se você acabou de se tornar MEI, precisará esperar alguns meses. Entretanto, se já tem sua microempresa individual há mais de seis meses, pode pedir uma cotação.
Minha família pode participar?
Com certeza! Uma dúvida que surge para muitos MEI é se eles podem ter plano de saúde para seus familiares. A resposta é sim. Esse tipo de modalidade inclui membros da família e pessoas com vínculo empregatício ao MEI.
A boa notícia é que essas pessoas não são restritas a filhos ou cônjuges. Justamente por ser como um plano de saúde empresarial, as regras para contrato são mais flexíveis. Elas variam de acordo com os planos escolhidos e a faixa etária dos contratantes. Tudo isso pode ser bem esclarecido na hora de assinar o contrato. A Bliss tira suas dúvidas para você escolher o plano de saúde para MEI mais apropriado.
Carência do seu plano de saúde
Atenção ao período de carência dos planos de saúde para MEI. Isso está previsto pela ANS nos contratos com menos de 30 indivíduos. Em suma, pode haver carência para o segurado se esta estiver prevista no contrato.
A carência nada mais é do que o tempo que deve ser aguardado até que se possa usar o plano de saúde. Por exemplo, suponha que você (ou sua esposa) quer ter um bebê e acabou de contratar um plano de saúde para MEI. Confira o tempo de carência, normalmente as operadoras têm carência de 10 meses para o parto. Ou seja, o ideal é contratar um bom plano de saúde pelo menos um mês antes de a família engravidar.
O plano de saúde para MEI deve ser com ou sem coparticipação?
A escolha é sua. Você é quem vai dizer se quer um plano com ou sem coparticipação. No primeiro caso, o valor a pagar mensalmente vai variar de acordo com o uso do serviço. Você pagará uma pequena taxa para exames, procedimentos de pronto-socorro ou consultas, após a utilização dos serviços. E nos meses que não precisar usar serviço de saúde, pagará apenas uma quantia mínima do plano. Por outro lado, se o plano for sem coparticipação, o valor mensal é mais alto, mas será sem valores adicionais por serviço.
O que mais preciso saber antes de contratar um plano?
Antes de decidir pelo seu plano de saúde para MEI, veja pontos importantes. Desde a rede credenciada, bem como os hospitais, laboratórios e clínicas do plano. Confira se eles são acessíveis a você e aos outros participantes.
A cobertura do plano é outro ponto de destaque na hora de escolher sua operadora. Saiba se o convênio tem abrangência estadual ou nacional. Veja a necessidade de um plano nacional ou regional. O último costuma ter um preço melhor.
Do mesmo modo, o contrato é um ponto importante na hora de escolher o plano. Vale dizer que o contrato poderá ser desfeito pela operadora em alguns casos. Primeiro, se você não comprovar (quando solicitado) que permanece inscrito no órgão competente e que está com registro ativo perante a Receita Federal. Também há risco de rescisão de contrato se você não pagar a mensalidade do plano de saúde. Mas há critérios. Isso só ocorre após o segurado ser notificado pela operadora para realizar o pagamento no prazo ajustado no contrato. Por fim, caso a operadora queira desfazer o contrato, ela até pode fazer isso. Porém, apenas uma vez ao ano, no aniversário do contrato. Para isso, é necessário avisar a você com 60 dias de antecedência e explicar o motivo da rescisão.
Por fim, atenção aos reajustes das operadoras! No caso de MEI, vale a regra de contratos com menos de 30 vidas, que têm reajuste anual único aplicável. Entretanto, o reajuste ainda pode ocorrer por faixa etária se isso for previsto no seu contrato.
Entendi e quero contratar. O que devo fazer?
Para fechar o contrato, é preciso ter a inscrição em órgão competente. Assim como o registro ativo na Receita Federal. Lembre-se também que você precisa ter o CNPJ há 6 meses. Finalmente, você não pode contratar sozinho um plano de saúde para MEI. É necessário ter entre duas e 29 pessoas no contrato. E cada pessoa terá de apresentar RG, CPF e comprovante de residência na hora da contratação.
Nós da Bliss temos os melhores planos de saúde para MEI ao seu alcance! Para isso, você pode fazer uma simulação aqui. Assim como pode falar conosco pelo nosso WhatsApp.