Plano de saúde PME: tire todas suas dúvidas
Se você pensa em contratar um plano de saúde PME, já deve ter ouvido falar que em geral os planos de saúde empresariais podem ser mais vantajosos que os individuais ou por adesão. Mas neste post queremos tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
A primeira dúvida que surge é o que significa plano de saúde PME. É uma modalidade de plano de saúde voltado para micro, pequenas e médias empresas. Ou seja, é um tipo de plano de saúde empresarial. E muita gente tem direito a esse tipo de plano mesmo sem saber.
Só para ter uma ideia do que as PME representam no país, dados do Sebrae apontam que em 2021 as pequenas empresas foram responsáveis por mais 70% dos empregos formais no país. E, de acordo com o Portal do Microempreendedor Individual, até 1° de janeiro de 2022 as empresas optantes pelo SIMEI somavam mais de 13 milhões. Logo, é muita gente com CNPJ no país.
Quem pode ter um plano de saúde PME?
Ora, sabendo que tanta gente está no segmento de pequenos negócios, é fácil deduzir que muita gente pode ter um plano de saúde empresarial. Mas, claro, para ter um plano de saúde PME, existem algumas regras. Para começo de conversa, atualmente pode ter um plano de saúde PME qualquer pessoa jurídica.
No caso de quem é MEI, para contratar essa modalidade é preciso respeitar o tempo de seis meses de abertura da empresa, como exige a lei. Também temos um artigo para quem quer um plano de saúde para MEI.
Para os demais casos de pequenos negócios (LTDA e SA), as empresas já podem contratar um plano de saúde PME desde a data de registro do contrato de pessoa jurídica.
É só ter um CNPJ e pronto?
Não, se você se encaixa na categoria de ter uma pequena empresa e quer contratar um plano de saúde PME, precisa entender que pode entrar neste tipo de plano o dono (ou sócio) da empresa, assim como os colaboradores e os dependentes diretos dos sócios e colaboradores. O plano também é permitido para um grupo de colaboradores devidamente registrado no CNPJ em questão.
Por falar em dependentes…
Dá para fazer o plano de saúde PME só para os dependentes?
Esta é outra dúvida que muita gente tem ao procurar um plano de saúde PME. A pessoa tem um CNPJ, mas quer fazer um plano apenas para seus dependentes. Infelizmente não é possível. O dono do pequeno negócio pode colocar seus dependentes, claro, mas apenas se também estiver no plano de saúde.
E carência para mudar de plano individual para empresarial? Tem?
Sim, é possível ter carência de contrato anterior, dependendo do caso. Mas há muitos casos em que não existe a carência. Aí, como a variação é grande, vale conferir esse item quando for fazer o contrato com a Bliss. A gente tem inclusive um simulador de planos para você pesquisar preços e operadoras para você.
Precisa estar ativo na Receita?
Opa, é exatamente isso que precisa para abrir um plano de saúde PME. Ter um CNPJ ativo na Receita Federal, além, é claro, das outras condições como a de tempo para MEI.
E por que a pessoa deve contratar um plano de saúde PME?
Essa pergunta é boa. A primeira grande vantagem é que o valor será cerca de 30% mais barato do que o plano de saúde individual ou coletivo por adesão. Além disso, é possível aderir diversos dependentes não aceitos em outros planos (tais como pais, avós e sobrinhos).
Mas precisamos destacar alguns pontos de atenção para ninguém ter dúvidas:
No plano de saúde PME existe uma espécie de fidelidade. A empresa terá de manter o contrato do plano de saúde por um prazo entre 12 a 36 meses dependendo de cada operadora. Mas a verdade é que ninguém quer ficar sem plano de saúde, não é mesmo? Aqui também vale conversar com a gente para saber quais as opções de contrato.
Quais as opções para esse tipo de plano na Bliss?
Vale a pena saber que na Bliss temos as melhores opções de operadoras para essa modalidade. Amil, GNDI, SulAmérica, Porto Seguro, Seguros Unimed, Allianz e outras.
E se você não tiver um CNPJ?
Nem todo mundo tem CNPJ, mas todos têm direito a um ótimo plano de saúde! Fale com a gente para acharmos a melhor solução para o seu caso. Vem ser Bliss!