Teste rápido de covid-19 deve ser coberto por planos de saúde

O teste rápido de covid-19 foi incluído esta semana no rol de coberturas obrigatórias para quem tem plano de saúde pela ANS.

Beneficiários de plano de saúde (com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência) terão direito a fazer o teste em laboratórios a partir do dia 20 de janeiro de 2022. O exame só será coberto pelo plano por meio de indicação médica para pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas.

Vale ressaltar que os testes realizados em farmácias não entram na cobertura, apenas os feitos por laboratórios.

Por que incluir teste rápido de covid-19?

De acordo com a ANS, a inclusão se deve ao fato de os testes rápidos serem mais acessíveis. Eles também fornecem resultados mais rapidamente. Para a agência, a inclusão pode ajudar a diminuir a disseminação da doença. Ampliando tanto a detecção, quanto o isolamento quando necessários. Especialmente após a alta taxa de transmissão da variante Ômicron.

Quem precisar fazer um teste rápido deve entrar em contato com sua operadora de saúde para saber onde fazer. Outras dúvidas sobre o tema também cabem à cada seguradora.

Sintomas entre o 1° e o 7° dia

Caso você apresente pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, dor de garganta, dor de cabeça, calafrios, coriza, tosses, o ideal é falar com seu médico para realizar exame. Também devem ser considerados sintomas: a diarreia e a perda de paladar (ageusia) e/ou olfato (anosmia).

Caso a pessoa apresente sintomas como saturação de oxigênio menor que 95%, pressão persistente no tórax, falta de ar e respiração rápida e superficial e cianose (coloração azulada) da pele, o ideal é procurar um atendimento de emergência. Estes são sintomas que podem estar presentes na chamada síndrome respiratória aguda grave. Eles podem aparecer como sintomas de covid-19.

Além do teste rápido de covid-19, que outros estão previstos?

Também estão previstos para quem tem plano de saúde: RT – PCR para SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19), dímero D (dosagem) e exame de procalcitonina (dosagem). Além de PCR para Influenza A e B, PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B, PCR para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório.

Cada operadora pode definir como será o atendimento de seus beneficiários. Aqui na Bliss oferecemos as melhores operadoras para você contratar. Faça uma simulação e garanta um bom plano de saúde.

O que mais os planos de saúde devem oferecer sobre a covid-19?

Além disso, os planos de saúde devem cobrir consultas, internações, terapias e exames para o tratamento de problemas causados pela Covid-19. Mas fique atento à segmentação assistencial do plano para saber se ela se enquadra na cobertura.

Nós da Bliss sabemos que a saúde, com, sem ou apesar da pandemia de coronavírus é uma prioridade nas nossas vidas. Por isso, sugerimos que você que ainda não tem um plano de saúde individual ou coletivo, entre em contato conosco pelo Whatsapp para entendermos qual o melhor perfil para você.

E para você que já tem plano de saúde, mas está em dúvida se é melhor trocar de operadora, sugerimos fazer uma simulação no nosso site e ler nosso artigo sobre portabilidade de plano de saúde. Será que não está na hora de mudar de plano? A Bliss te ajuda no processo e na escolha do melhor plano de saúde para você e sua família.